Programa Nossabolsa realiza primeira formatura



A formatura de 530 estudantes beneficiados pelo Programa Nossa Bolsa do Governo do Estado foi marcada por grandes emoções. Com direito a poesia, teatro educativo, mensagens de esperança no futuro, música e um grande almoço festivo, o evento foi prestigiado por diversas autoridades do Espírito Santo.

Para dezenas de formandos, acompanhados de pais e familiares no Cerimonial Le Rose, na Praia do Canto, este momento foi a realização de um sonho. E para muitos dos professores e autoridades participantes, o evento constitui uma referência na execução das políticas de inclusão social no Espírito Santo.

O Programa Nossa Bolsa é uma ação social desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia, com o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para os estudantes oriundos do ensino público. Hoje, 3.636 estudantes estão cursando o ensino superior através das bolsas concedidas pelo programa.



Em alguns casos, o projeto foi propulsor de auto-estima. A dona de casa Maria Pinto de Medeiros, 59, moradora do bairro Santa Tereza, em Vitória, disse que o programa foi a melhor oportunidade que ela teve na vida. “Eu quero muito transformar essa chance que tive em outras chances para mais pessoas. Quero ser voluntária da educação”, confessa sorridente, ao informar que a sua formatura é um momento há décadas aguardado.

Em outros casos, o programa Nossa Bolsa foi uma boa chance para os jovens do interior do Estado, em busca de formação e colocação profissional. A formanda Margie do Rosário cursou Enfermagem na Univix graças ao Programa. Natural do município de Governador Lindenberg, ela afirma que sem este apoio não teria alcançado o seu grande sonho. “Hoje já estou empregada e a mudança na minha vida também muda a vida de minha família”, afirma a enfermeira.



Dentre as autoridades presentes na formatura destacaram-se o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, o secretário de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, a superintendente de Comunicação Social, Maria Ângela Galvão, o coordenador do programa Universidade Para Todos, Ricardo Trazi, e o presidente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo, Alexandre José Serafim.



 
O secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, considera que este programa se tornou uma espécie de universidade pública capixaba. Ele reforçou essa comparação ao citar as mais de 1.500 bolsas cedidas em 28 instituições de ensino particular, em 15 municípios do Estado. “É possível agarrar firmemente a oportunidade oferecida e transformá-la numa ferramenta para que a sua vida e de sua família melhorem”, afirmou Paulo Foletto.



 
O governador Paulo Hartung afirmou que a formatura dos primeiros alunos do Nossa Bolsa é como o primeiro filho de uma política pública de inclusão bem sucedida. “Todos estão muito emocionados hoje. Vocês ingressaram no programa pelo mérito individual e estão se formando graças ao esforço de cada um. Vocês são o retrato do sucesso desse programa inovador, que está contribuindo para democratizar o acesso à educação superior em nosso Estado”, afirmou.

Hartung ressaltou que todos os formandos devem ser gratos ao povo capixaba, que custeou as bolsas oferecidas aos alunos. O governador afirmou que os novos profissionais precisam retribuir o estímulo que receberam se dedicando à melhoria da sociedade e agindo de maneira ética e responsável.
 

 
“Os recursos que o Governo está investindo para custear as bolsas de estudo vêm do cidadão capixaba. Vocês tiveram a oportunidade de construir o patrimônio mais importante que existe nos dias de hoje, que é o patrimônio do conhecimento. Por isso, sigam em frente com a mesma garra que demonstraram até aqui. Parabéns a todos!”.

O governador lembrou que o Nossa Bolsa está inserido em um conjunto de programas que tem o objetivo de qualificar e preparar os jovens capixabas para as oportunidades que surgem no terceiro ciclo da economia do Espírito Santo. "Estamos promovendo um verdadeiro mutirão para qualificar e preparar nossos jovens.


 
Queremos que os capixabas e aqueles que vivem aqui possam aproveitar as oportunidades desse novo ciclo de desenvolvimento”, destacou.

O ex-garçon e formando em Letras Márcio Neves Nascimento resumiu numa frase o sentimento de muitos estudantes participantes do programa: “Parece que o universo me ouviu”(...) Não sou excluído, sou escolhido para ser um vencedor”, declamou.

Informações Adicionais:
Conheça também os canais NOSSABOLSA na internet e se mantenha informado sobre o programa.

0 comentários: