Governo prorroga inscrições para o processo seletivo 2010 do Programa Nossa Bolsa













A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) prorrogou o prazo de inscrições para o processo seletivo 2010 do Programa Nossa Bolsa para até às 12 horas deste sábado (05). O anúncio foi feito pelo secretário Paulo Foletto, durante uma entrevista coletiva, concedida à imprensa na tarde da última quarta-feira (02).

De acordo com o secretário, o principal motivo para a prorrogação do prazo, que terminaria nesta quinta-feira (03), é que muitos candidatos, que estão concorrendo às bolsas em faculdades particulares, não finalizaram o processo de inscrição. “Para disputar as bolsas em 2010, o candidato passa por três etapas: pré-cadastro, cadastro e inscrição. Grande parte dos estudantes fez apenas o cadastro. Nossa intenção foi dar mais 48 horas de chance para o aluno terminar o processo de inscrição”,explicou.

Ao todo, estão sendo oferecidas 1.505 vagas. Os estudantes terão opção de escolher entre 46 cursos oferecidos em 28 faculdades particulares, situadas em 15 municípios do Espírito Santo.

Os candidatos deverão preencher a ficha de inscrição disponibilizada no site http://www.nossabolsa.es.gov.br/. Antes de se inscrever, o estudante deverá ter em mãos o número de inscrição do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2009, carteira de identidade, CPF, renda dos membros do grupo familiar e o nome da escola pública em que concluiu o Ensino Médio. A classificação será feita pela nota média das provas objetivas do Enem.

Os critérios para o candidato participar do Nossa Bolsa são: ter renda per capita familiar de até três salários mínimos; ter cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas do Estado; ter obtido bom desempenho representado por média geral igual ou superior a seis, no 3º ano do Ensino Médio, comprovado por meio de histórico escolar; não ter sido desligado anteriormente do Nossa Bolsa devido ao descumprimento das exigências mínimas ou por fraude; não possuir diploma de graduação, e se estiver matriculado em outro curso de ensino superior, efetuar o cancelamento da matrícula antes do início das aulas como bolsista; não ser bolsista de outro programa e nem possuir financiamento estudantil; residir no Espírito Santo e comprovar a insuficiência de recursos financeiros por meio dos documentos listados no edital disponibilizado também no site.

O candidato deverá escolher o local, o curso e a instituição de ensino superior, dentre as constantes do anexo I do Edital Nossa Bolsa nº 10/2009.

Bolsas

De acordo com secretário Paulo Foletto, as bolsas são voltadas para áreas consideradas prioritárias para o Governo do Estado. “As vagas oferecidas são divididas pelas áreas de exatas e tecnologias, saúde, humanas e licenciaturas para oferecer mão-de-obra qualificada para o desenvolvimento do Espírito Santo. Nosso objetivo é prepara o capital humano jovem para o mercado de trabalho em diversas áreas”, disse.

As 1.505 vagas oferecidas são destinadas para municípios do interior e para a Grande Vitória. Do total de vagas, 500 são voltadas para cursos das áreas de ciências exatas e tecnologias; 316 para área de humanas, 285 para área de licenciatura e 404 para área da saúde.

O Programa Nossa Bolsa faz parte da carteira de projetos estratégicos do Governo e, até o final deste ano e para o 2010 está previsto um investimento na ordem de R$ 20 milhões.

O Nossa Bolsa é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia e apoia financeiramente estudantes de ensino superior que não têm condições de custear seus estudos e que tenham cursado o Ensino Médio em escolas da rede pública no Espírito Santo.