Sect divulga nova lista de aprovados no Programa NossaBolsa

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sect) divulgou nesta quinta-feira (04) a lista definitiva com o nome dos aprovados no Programa Nossa Bolsa. A Sect utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de aprovação no Programa e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão do Ministério da Educação que organiza o Enem, informa à Secretaria a pontuação de cada candidato.


A partir do contato de alguns estudantes com a informação de que seus nomes não constavam na primeira lista de aprovados divulgada pela Sect na segunda-feira (01), uma auditoria técnica constatou um erro na geração do arquivo enviado pela Secretaria ao INEP com o nome dos alunos aptos a disputar uma vaga no Nossa Bolsa. Por essa relação estar incompleta, muitos estudantes inscritos não tiveram suas notas calculadas. Essa auditoria técnica contou com o acompanhamento da Comissão Executiva do Programa Nossa Bolsa, formada por representantes do Governo e da sociedade.

Com a correção da lista, 383 alunos foram incluídos entre os contemplados pelo programa. De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, tudo foi feito dentro do prazo regimental do Programa. Com isto, muitos dos estudantes que estavam como aprovados na primeira lista divulgada entrarão na relação dos suplentes. A chamada para os suplentes será feita a partir da sexta-feira, 12, de acordo com os critérios publicados no edital. “Detectamos um erro e reconhecemos nossa falha. Mas é fundamental que o mérito prevaleça e que seja beneficiado o estudante que de fato tem direito à bolsa”, afirmou.

A Sect informa que vai convocar todas as faculdades parceiras do Programa NossaBolsa para garantir a manutenção dos critérios e confirmar a presença em sala de aula dos estudantes classificados. A partir desta publicação os estudantes classificados terão 5 dias úteis para comprovarem as informações prestadas no ato da inscrição. Ou seja, até quinta-feira (11) os aprovados deverão apresentar os documentos de renda familiar e histórico escolar de escola pública no Espírito Santo.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Ciência e Tecnologia

Nides de Freitas

(27) 9964-2490

Programa NossaBolsa

(27) 3222-5425

APROVADOS

SUPLENTES

Secretaria detecta erro e divulga nova lista do NossaBolsa nesta quinta-feira

A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de aprovação no Programa Nossa Bolsa e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP), órgão do Ministério da Educação que organiza o Enem, informa à Secretaria a pontuação de cada candidato. O erro ocorreu na geração do arquivo enviado pela Secretaria ao INEP com o nome dos alunos aptos a disputar uma vaga no Nossa Bolsa.

Por essa relação estar incompleta, foi gerado um relatório com erro e, nesta quinta-feira (04), uma nova lista será divulgada com a relação correta dos aprovados. A falha foi detectada pela Secretaria a partir de uma auditoria técnica que contou com o acompanhamento da Comissão Executiva do Programa Nossa Bolsa, formada por representantes do Governo e da sociedade.

Para o Secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, os procedimentos adotados pela Comissão Executiva garantem a transparência do Programa e possibilitaram a descoberta do erro dentro do prazo legal estabelecido no edital para a homologação da lista de aprovados.

Informações à Imprensa:

Nides de Freitas
cel.: 99642490

Gerencia do Programa NossaBolsa:

Dorcas Freitas
cel.: 9969-8850
tel.: 3222-5425

Sect divulga lista de suplentes do Programa NossaBolsa

A Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia divulgou a lista de suplentes do Programa Nossa Bolsa. Ontem foi divulgada a lista geral dos classificados no programa. São 1505 estudantes que serão beneficiados com ensino superior pago pelo Governo do Estado. Os aprovados terão até o dia 10 de fevereiro para apresentarem todos os documentos que comprovem as informações prestadas no ato da inscrição. A partir do dia 11 de fevereiro os estudantes que compõe a lista de suplentes serão convocados, de acordo com as vagas abertas e a classificação alcançada.

ATENÇÃO, ESSA É A LISTA COM OS PRÓXIMOS CLASSIFICADOS, QUE SERÃO CONVOCADOS A PARTIR DO DIA 11 DE FEVEREIRO. MAS TAL CONVOCAÇÃO ESTÁ SUJEITA À DESISTÊNCIA DOS PRIMEIROS CLASSIFICADOS. O SIMPLES FATO DE CONSTAR DESSA LISTA NÃO SIGNIFICA QUE É SÓ LEVAR A DOCUMENTAÇÃO NA FACULDADE E SE INSCREVER, POIS AGORA QUEM CONSTA DA LISTA DE SUPLENTES DEVE AGUARDAR SER CONVOCADO.
 
CLIQUE AQUI E VEJA A LISTA DOS SUPLENTES

Governo divulga lista de estudantes beneficiados pelo Programa Nossa Bolsa

O Programa NossaBolsa divulga a lista de estudantes beneficiados de acordo com as notas conquistadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, 19.925 estudantes se inscreveram no Programa. Foram oferecidas 1.505 bolsas, distribuídas em 28 instituições de ensino particular, em 15 municípios do Estado. Foram contabilizados 120 cursos superiores, tendo como diferencial a oferta de vagas para os cursos noturnos, que representam 65% do total das opções de cursos. O Governo do Espírito Santo investe R$ 18 milhões no Programa em 2010.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, o programa NossaBolsa tem o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para estudantes oriundos do ensino público. A meta do programa é gerar qualificação profissional para promover o desenvolvimento do Estado. “É um sistema estrategicamente consolidado e absolutamente transparente porque a única forma de admissão é através de um processo público e bastante difundido, que é o exame nacional do ensino médio”.

Podem participar do Programa estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas capixabas. Os 1.505 estudantes classificados nesta edição do programa terão até o dia 10 de fevereiro para a comprovação das informações prestadas no ato da inscrição.

Desde 2006, mais de 4 mil jovens e adultos já foram beneficiados e estão cursando o ensino superior, pago pelo Governo do Estado.

Com a finalização de mais um ciclo seletivo nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, o Programa Nossa Bolsa, desenvolvido sob a gestão da Secretaria de Ciência e Tecnologia, se consolida como política estratégica para o Governo do Espírito Santo.

Perspectivas

Atuando de acordo com orientação do governador Paulo Hartung, o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, trabalha em conjunto com o secretário Estadual de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, no sentido de melhorar a percepção do Programa NossaBolsa na comunidade estudantil. Segundo Foletto, “é preciso que os estudantes ampliem sua visão de mundo desde a entrada no 1º ano do ensino médio. E que nós, gestores públicos, tenhamos a sensibilidade de utilizar o Programa NossaBolsa não apenas como indutor de novos horizontes para cada estudante, mas também como um instrumento de melhoria social. Para isso, precisaremos aliar ao projeto uma perspectiva real de crescimento, com aumento do número de bolsas e até mesmo acompanhamento vocacional para que cada estudante escolha sua nova profissão em sintonia com as reais demandas da sociedade”.

Paulo Foletto destaca que o Programa NossaBolsa é um exemplo do compromisso do Governo Paulo Hartung, que demonstra a importância do conhecimento para alavancar o desenvolvimento do Estado. Segundo ele, há outras ações que compõem este projeto. “Precisamos pensar na capacitação, mas também na inclusão de empresas nos processos de inovação tecnológica, na pesquisa científica e tantas outras metas que fazem da Ciência e Tecnologia algo estratégico para o Espírito Santo e o Brasil”, afirmou Paulo Foletto.