Governo divulga lista de estudantes beneficiados pelo Programa Nossa Bolsa

O Programa NossaBolsa divulga a lista de estudantes beneficiados de acordo com as notas conquistadas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Neste ano, 19.925 estudantes se inscreveram no Programa. Foram oferecidas 1.505 bolsas, distribuídas em 28 instituições de ensino particular, em 15 municípios do Estado. Foram contabilizados 120 cursos superiores, tendo como diferencial a oferta de vagas para os cursos noturnos, que representam 65% do total das opções de cursos. O Governo do Espírito Santo investe R$ 18 milhões no Programa em 2010.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, o programa NossaBolsa tem o objetivo de ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior para estudantes oriundos do ensino público. A meta do programa é gerar qualificação profissional para promover o desenvolvimento do Estado. “É um sistema estrategicamente consolidado e absolutamente transparente porque a única forma de admissão é através de um processo público e bastante difundido, que é o exame nacional do ensino médio”.

Podem participar do Programa estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas capixabas. Os 1.505 estudantes classificados nesta edição do programa terão até o dia 10 de fevereiro para a comprovação das informações prestadas no ato da inscrição.

Desde 2006, mais de 4 mil jovens e adultos já foram beneficiados e estão cursando o ensino superior, pago pelo Governo do Estado.

Com a finalização de mais um ciclo seletivo nesta segunda-feira, 1º de fevereiro, o Programa Nossa Bolsa, desenvolvido sob a gestão da Secretaria de Ciência e Tecnologia, se consolida como política estratégica para o Governo do Espírito Santo.

Perspectivas

Atuando de acordo com orientação do governador Paulo Hartung, o secretário de Ciência e Tecnologia, Paulo Foletto, trabalha em conjunto com o secretário Estadual de Educação, Haroldo Corrêa Rocha, no sentido de melhorar a percepção do Programa NossaBolsa na comunidade estudantil. Segundo Foletto, “é preciso que os estudantes ampliem sua visão de mundo desde a entrada no 1º ano do ensino médio. E que nós, gestores públicos, tenhamos a sensibilidade de utilizar o Programa NossaBolsa não apenas como indutor de novos horizontes para cada estudante, mas também como um instrumento de melhoria social. Para isso, precisaremos aliar ao projeto uma perspectiva real de crescimento, com aumento do número de bolsas e até mesmo acompanhamento vocacional para que cada estudante escolha sua nova profissão em sintonia com as reais demandas da sociedade”.

Paulo Foletto destaca que o Programa NossaBolsa é um exemplo do compromisso do Governo Paulo Hartung, que demonstra a importância do conhecimento para alavancar o desenvolvimento do Estado. Segundo ele, há outras ações que compõem este projeto. “Precisamos pensar na capacitação, mas também na inclusão de empresas nos processos de inovação tecnológica, na pesquisa científica e tantas outras metas que fazem da Ciência e Tecnologia algo estratégico para o Espírito Santo e o Brasil”, afirmou Paulo Foletto.

0 comentários: